terça-feira, 22 de setembro de 2009

Reciprocidade

‘ A gente espera do mundo e o mundo espera de nós, um pouco mais de...RECIPROCIDADE’. Eu mudaria um pouco a letra original. Claro, precisamos de paciência, solidariedade, amor e ‘n’ coisas a mais. Mas hj eu quero falar da tal reciprocidade que todo mundo reclama.
Dizem que o certo é fazermos as coisas que concordamos sem esperar nada em troca. Todo dia, qdo faço algo eu tento e me programo a dizer: vou fazer o meu melhor sem esperar volta. Mas nem sempre adianta, e pq? Pq queremos ser valorizados pelo que fazemos, queremos um retorno daquele nosso melhor. Sem esse retorno, nosso ânimo pra buscarmos sempre uma melhoria vai murchando. Chega determinado ponto que precisamos de incentivo, o retorno daquilo que estamos fazendo. Se não, paramos de investir. É complicado vc se doar em tudo que faz e perceber que nada disso é valorizado pelos outros. Aí chega o ponto chave: pq precisamos da valorização dos outros se temos plena consciência que estamos fazendo tudo que podemos? Isso devia bastar, o que importa é que vc sabe que faz tudo que pode.
A figura da reciprocidade muda mto principalmente em termos de relacionamento. Quando vc envia uma mensagem, no mínimo quer um retorno dela. E se não vem, vc diz que...eu amo mais que ele/ela. Pensamento egoísta. As pessoas são diferentes, extravasam e demonstram o amor de forma diferente.
O melhor é não esperar nada de ninguém, pra ser sempre surpreendido. E não esperando nada de ninguém, espere tudo de si. Pq sempre tem volta ‘quem planta o bem, colhe o bem’.

2 comentários:

  1. Reciprocidade: Fazemos, buscamos, e precisamos de um retorno. Sim, necessidade humana, infelizmente. É isso aí, não esperando nada de ngm sempre seremos surpreendidos! *----* Amo vc menina!

    ResponderExcluir
  2. Quando faço algo por alguem eu sempre penso e as vezes digo, 'Eu sei que vc faria o mesmo por mim'

    mesmo para as pessoas que eu sei que naum fariam.

    eh uma forma de confortar a não reciprocidade

    ResponderExcluir